Desde os meus 10 anos de idade, quando meu pai comprou seu primeiro revólver, estou envolvido de alguma forma com o universo das armas de fogo. A prática não tinha nenhum apuro técnico no decorrer dos anos, e somente por volta do ano 2018 é que passei a entender melhor tudo aquilo que envolve a cultura armamentista. Não que no período anterior eu tenha abandonado a lida com armamento e a prática do tiro, porém tudo era realizado de maneira empírica e sem nenhum tipo de compromisso com a melhor técnica.

Após a reaproximação com a equipe do Clube .38 em 2017, especialmente com a presença constante de seus sócios Tony e Rafael, minha visão mudou drasticamente, e aquilo que antes não passava de um mero lazer, transformou-se em uma atividade que passaria a fazer parte de meus pensamentos diários.

Desde então fui aluno de vários cursos oferecidos pelo Clube e Escola de Tiro .38, sendo que os cursos para formação de Instrutores de Armamento e Tiro foram um divisor de águas em minha vida.

Participei em 2019 do primeiro deles, que ocorreu no Brasil. A imersão no universo das armas de fogo por dez dias consecutivos, provocou em todos os alunos profundas mudanças na forma de ver o mundo e especialmente em nosso papel na sociedade e família.

As disciplinas foram desenvolvidas em diferentes aulas, partindo da história das armas de fogo, até instruções acerca de combate em ambientes confinados e veicular. A expertise dos instrutores foi certamente o maior diferencial, mas no fim das contas, a abordagem conservadora acerca de toda a temática, tanto em relação às questões envolvendo armas de fogo, como do comportamento humano de maneira geral, propiciou uma assimilação consistente e relevante de todo o conteúdo. (CLIQUE AQUI PARA VER MAIS SOBRE O CURSO IAT)

Após este primeiro curso, não tinha planos a curto prazo em relação a outros, muito menos na inimaginável hipótese de conhecer o .38 America no Texas, contudo, após uma rápida conversa com o Tony, dias antes do início do curso Lead no Texas, me convenci a participar do mesmo e rapidamente providenciei tudo que precisava para a viagem.

Não é preciso dizer o quão ‘estratégico’ é o fato do .38 America estar sediado no Texas. O acesso aos equipamentos e a própria atmosfera do interior do estado americano somam um conjunto perfeito para a experiência que participaria.

Logicamente a experiência com armas de fogo, de todos os modelos e calibres, bem como as excepcionais instruções recebidas de membros egressos de forças armadas, policiais e ligados à segurança de maneira geral, são o mais visível diferencial, contudo, o legado que este curso deixou em minha formação espiritual vai muito além disso

A sistemática do curso Lead propõe uma imersão na cultura americana. O local onde o curso é realizado – um rancho no interior do Texas; as instalações típicas; as refeições servidas; músicas ouvidas nas horas de folga; atividades nos intervalos; e todos os detalhes da organização, são pensados para que o aluno abandone por uma semana toda a sua vida e vivencie a experiência de forma plena.

Mais que isso, o contato direto com o sistema de segurança americano, em aulas com policiais, militares, visita ao Departamento de Polícia de Garland (maior do Texas) e outras atividades relacionadas, tornam inevitável o paralelo a ser feito entre a realidade brasileira e a americana, e o choque cultural é contundente.

Compararmos a atividade básica da polícia americana com a brasileira é doloroso, na medida em que percebemos a ineficácia de nossos procedimentos. Em resumo um sistema muito mais simples, baseado nas mais básicas obviedades e preocupado em garantir que o cidadão de bem não seja de forma alguma admoestado pela atividade policial. Não existem ‘autoridades’ intocáveis: do policial ao magistrado, todos cooperam da maneira mais básica e lógica para o sucesso do sistema, e estão igualmente sujeitos às suas sanções.

O sistema de segurança como um todo é simples, planejado e executado localmente, no melhor exemplo de respeito à subsidiariedade, e a percepção do quão estamos longe de tal realidade é angustiante.

Fora isso, a recepção do Tony e Yves aos alunos é magnífica. A disponibilidade para atender aos mais diversos interesses e aproveitar ao máximo o tempo passado na terra da liberdade são diferenciais absolutos.

Sem dúvida o curso Lead do .38 America marcou profundamente minha vida, a ponto de me sentir quase que obrigado a propagar os ensinamentos recebidos. Arrisco dizer que ninguém passa ileso a todo este aprendizado, estando certamente no rol das experiências mais impactantes que já tive.

Assista, logo abaixo, um resumo do que foi essa edição do Lead Firearms Instructor’s Course, no Texas.

Notify of
error: ATENÇÃO! Este conteúdo é protegido! Você não pode copiar um conteúdo da Universidade do Tiro 38.